De acordo com o calendário de divulgação das estatísticas da Justiça, são disponibilizados para consulta, a 28 de abril, os dados estatísticos anuais de 2016 sobre diversos temas da Justiça, entre os quais, os primeiros resultados do movimento de processos nos tribunais judiciais de 1ª instância.
De destacar ainda que, nesta data, são disponibilizados os primeiros resultados de uma nova operação estatística sobre processos na Polícia Judiciária, a qual inclui indicadores como o número de processos entrados, findos e pendentes, designadamente, por tipo de crime. A publicação inclui dados de 2005 a 2015, retomando os disponibilizados no âmbito de uma operação estatística anterior, aos quais são adicionados os dados provisórios de 2016.
Os dados são disponibilizados no Sistema de Informação das Estatísticas da Justiça (SIEJ), onde a consulta dos dados pode ser feita de forma dinâmica, adaptável às necessidades do utilizador, sendo possível igualmente importar ficheiros com os resultados estatísticos pesquisados.
Para o esclarecimento de possíveis dúvidas relacionadas com a utilização das funcionalidades dos relatórios, sugerimos a utilização do menu "Ajuda", onde estão disponíveis vídeos explicativos. Para apoio no uso deste sistema, tem também ao seu dispor um serviço de apoio telefónico, através do número 217 924 000 ou do endereço de correio eletrónico apoio.siej@dgpj.mj.pt.
Veja aqui um destaque com a síntese de alguns dos indicadores