0123475
Logotipo DGPJ
FotoEJ
LogoMJ


 

O que é o GAFI?

38961185.gif

O Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) é um organismo intergovernamental que tem por objectivo conceber e promover, quer a nível nacional como a nível internacional, estratégias contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

Trata-se de um organismo de natureza intergovernamental e multidisciplinar criado em 1989 com a finalidade de desenvolver uma estratégia global de prevenção e de combate ao branqueamento de capitais e, desde Outubro de 2001, também contra o financiamento do terrorismo, sendo reconhecido a nível internacional como a entidade que define os padrões nesta matéria.

Trata-se de um Grupo de duração limitada em função dos seus objectivos, que reexamina a sua missão de cinco em cinco anos.

O GAFI acompanha os progressos realizados pelos seus países membros na implementação das medidas necessárias, através de mecanismos de autoavaliação e avaliação mútua tendo como suporte dessa avaliação 40 Recomendações + 9.

O relatório de avaliação mútua de Portugal, que incide sobre o grau de observância das 40 + 9 Recomendações e sobre a eficácia do sistema nacional em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo foi discutido e aprovado pelos membros do GAFI na sua I Sessão Plenária de 2006/07, que decorreu entre 11 e 13 de Outubro de 2007.

Para mais informações sobre o GAFI, as suas Recomendações, a Metodologia de Avaliações Mútuas ou os relatórios de avaliação já publicados consulte www.fatf-gafi.org.

Última Modificação: 22/02/2008 11:44

SIEJ - Estatisticas da Justiça
Justiça Mais Próxima
Igualdade
Prevenir e combater a corrupção
Pedidos de Mediação
Consultas públicas
Pedidos de informação estatística

 

imgAcessibilidade