0123475
Logotipo DGPJ
FotoEJ
LogoMJ


 

Nações Unidas - UNODC lança o Portal Track e a Biblioteca Jurídica anti-corrupção

O Escritório para as Drogas e o Crime, das Nações Unidas colocou na internet o portal TRACK (Tools and Resources for Anti-Corruption Knowledge, ou Ferramentas e Recursos para o Conhecimento no Combate à Corrução) que inclui a biblioteca jurídica da Convenção contra a Corrupção, constituindo um via privilegiada para uma base de dados electrónica sobre a legislação e jurisprudência de mais de 175 países, sistematizada de acordo com o referido instrumento jurídico.

TRACK_UNODC.JPG

O portal TRACK inclui matérias jurídicas e não jurídicas relativa à luta contra a corrupção e à recuperação de activos, permitindo aos Estados membros da ONU, à comunidade anti-corrupção e ao público em geral aceder a toda esta informação numa localização centralizada. A informação na biblioteca jurídica pode ser consultada por país, por artigo da Convenção e através de outros critérios de pesquisa, tais como os sistemas jurídicos e os níveis de desenvolvimento humano.

Uma plataforma de ensino anti-corrupção está também incorporada no portal, proporcionando um espaço comum onde as ferramentas analíticas produzidas por organizações parceiras pode ser pesquisada e acedida por todos os utilizadores à escala mundial. 

Um futuro objectivo do TRACK é criar uma comunidade de práticos em que os utilizadores registados poderão comunicar entre si, trocar informação e dar a conhecer eventos nesta área. Este espaço de trabalho comum permitirá também que as instituições parceiras, os práticos anti-corrupção e os peritos nesta matéria comuniquem e colaborem directamente entre si.

No presente, as instituições parceiras do TRACK incluem o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento, o GRECO, a Associação Internacional de Autoridades Anti-Corrupção, o Instituto de Governação de Basileia, a OCDE, o Centro de Pesquisas Anti-Corrupção U4, o PNUD, o UNICRI, o programa STAR – Stolen Assets Recovery Inititive e o UNGC. O lançamento deste portal é outro bom exemplo do crescente papel do sector privado na prevenção e combate à corrupção

Para mais informações consulte:

https://www.unodc.org/unodc/en/corruption/news-track.html

https://www.track.unodc.org/Pages/home.aspx

Last modified: 09/08/2011 11:35 AM

SIEJ - Estatisticas da Justiça
Justiça Mais Próxima
Igualdade
Prevenir e combater a corrupção
Pedidos de Mediação
Consultas públicas
Pedidos de informação estatística

 

imgAcessibilidade