0123475
Logotipo DGPJ
FotoEJ
LogoMJ


 

Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos

Assinala-se, a 30 de julho, o Dia internacional contra o Tráfico de Seres Humanos, uma forma de alertar para esta forma hedionda de criminalidade grave, com conexões à criminalidade organizada.

O tráfico de seres é um crime grave que representa também uma violação grave dos direitos humanos. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, nos seus próprios países e no estrangeiro.

Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas seja para fins de exploração sexual, laboral ou outra. Desde 2003 que o UNODC recolheu informações sobre cerca de 225 mil vítimas de tráfico detetadas em todo o mundo. De acordo com dados das Nações Unidas, 83% de mulheres e 72% das jovens são traficadas para fins de exploração sexual.

As situações de conflito em algumas regiões do mundo agravam ainda mais as vulnerabilidades, com grupos armados explorando civis e traficantes que obrigam pessoas forçadas a deslocar-se. Os dados também mostram que o tráfico acontece muitas vezes à nossa volta, já que a parcela de pessoas traficadas dentro do seu próprio país duplicou nos últimos anos para 58% de todas as vítimas detetadas, de acordo com o Relatório Global do UNODC de 2018 sobre Tráfico de Pessoas.

O UNODC, como guardião da Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional (UNTOC) e seus Protocolos, auxilia os Estados nos seus esforços para implementar o seu Protocolo Adicional relativo à Prevenção, à Repressão e à Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças.

No presente ano de 2019, o UNODC está concentrado em destacar a importância da ação dos Estados no interesse das vítimas do tráfico. Mas a chamada para a ação não é apenas para os Estados e autoridades nacionais, sendo as instituições e os cidadãos encorajados a tomar medidas para evitar este crime, nomeadamente, denunciar situações que aparentem configurar uma situação de tráfico de seres humanos.

Para mais informação sobre o tráfico de seres humanos consulte o site da UNODC e a página sobre este dia.

Last modified: 07/30/2019 09:21 AM

SIEJ - Estatisticas da Justiça
Justiça Mais Próxima
Igualdade
Prevenir e combater a corrupção
Pedidos de Mediação
Consultas públicas
Pedidos de informação estatística

 

imgAcessibilidade