0123475
Logotipo DGPJ
FotoEJ
LogoMJ


 

Aplicação do novo acordo ortográfico na DGPJ

acordo_ortografico_2.jpg

No passado dia 25 de Janeiro, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, que determina a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa à grafia dos actos, decisões, normas, orientações, documentos, edições, publicações, bens culturais ou quaisquer textos e comunicações produzidos pelo Governo e pela Administração Pública, a partir de 1 de Janeiro de 2012.

Esta Resolução recomenda ainda que, durante o ano de 2011, todos os departamentos governamentais deverão intensificar as iniciativas de informação e de sensibilização dos funcionários públicos e dos cidadãos em geral, de modo a assegurar um esclarecimento adequado sobre as implicações do novo Acordo Ortográfico.

Procurando cumprir o estabelecido na referida Resolução, nomeadamente a recomendação prevista no n.º 5, a Direcção da DGPJ entendeu proceder à realização de acções de formação para todos os seus colaboradores sobre a aplicação do novo Acordo Ortográfico.

Assim, nos dias 12, 19 e 26 de Maio, decorreram, nas instalações da DGPJ, três acções de formação, ministradas pela ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional) para todos os colaboradores da DGPJ.

Com o intuito de dar cabal cumprimento ao definido no referido n.º 5 da RCM, disponibiliza-se agora, de forma organizada, um conjunto de recursos informativos para esclarecimento de eventuais dúvidas que possam subsistir.

Guia para a nova ortografia - Uma edição conjunta dos Ministérios da Cultura e da Educação. Tem como objectivo apresentar e contextualizar as mudanças provocadas na ortografia usada em Portugal pelo Acordo ortográfico da Língua Portuguesa e dar a conhecer os recursos existentes para apoio à sua aplicação.

Apresentação usada pelos oradores nas sessões de formação

Portal da Língua Portuguesa - O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

Conferência sobre o Acordo Ortográfico - Além de tópicos introdutórios, relativos à contextualização sócio-histórica do Acordo Ortográfico de 1990 e aos recursos produzidos em Portugal para a sua aplicação, nesta apresentação são abordados os principais tópicos da mudança ortográfica: regras básicas, acentuação, hifenização e queda das consoantes áfonas. São também apresentados sumariamente os recursos oficiais para aplicação do Acordo Ortográfico, disponíveis gratuitamente no Portal da Língua Portuguesa.

Last modified: 06/09/2011 09:56 AM

SIEJ - Estatisticas da Justiça
Justiça Mais Próxima
Igualdade
Prevenir e combater a corrupção
Pedidos de Mediação
Consultas públicas
Pedidos de informação estatística

 

imgAcessibilidade